domingo, 5 de setembro de 2010

Você possui perfil de trainee avesso ao tradicional?

Seja bem vindo ao time!

Atualmente muitas empresas estão quebrando o paradigma do perfil dos trainees. Elas acreditam que o comportamento, as competências, as experiências profissionais, os valores  e o modelo de vida dos profissionais são mais importantes do que o candidato ter passado por uma faculdade de primeira linha, falar duas ou mais línguas e ter viajado para fora do Brasil.

É claro que se você tiver alguma das qualidades do perfil de trainee tradicional, será um diferencial nos processos, porém não será decisivo.

Essas empresas acham que o candidato que nasceu em "berço de ouro", pode desenvolver características de uma pessoa egocêntrica e arrogante.

Empresas são feitas de pessoas, que tenham ótimo relacionamento interpessoal, que saibam motivar a equipe e reter talentos, por isso os profissionais que tiveram uma vida mais simples, de alguns desafios que conseguiram superá-los e possuem ótima capacidade de relacionamentos, são perfis ideais de verdadeiros líderes.

Em breve postarei algumas dicas sobre dinâmicas de grupo, painel de negócios e entrevistas com gestores. Participem!

Trainee Avesso

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc, Rodrigo. Perfil de liderança nenhuma faculdade consegue ensinar,a vida ensina.Felizmente as empresas estão começando a enxergar isso e os "avessos" estão tendo a chance de mostrar o seu talento profissional. Um abraço,
    Luiza

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Rodrigo! Muito interessante sua iniciativa. Assim como você, hoje estou começando um blog sobre o tema, que é:
    http://diariotrainee.wordpress.com

    Além disso, também fui aprovado num processo sem ter feito intercâmbio, com inglês intermediário e fazendo uma faculdade particular.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, puxa vc é um exemplo, gostaria muito do seu email pra gente combianr alguma coisa lá no meu blog, manda email pra mim no futurotrainee@gmail.com ou thalita.saraujo@gmail.com. Nossa esse post falou tudo, me identifico. Ah e vc esta nos meus favoritos la no blog. Manteremos contato. Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,
    Adorei o tema do seu blog! Me identifiquei demaaais! Mas acho que sou mais "avessa" ainda! Além de não ter feito intercâmbio e ter feito faculdade particular, eu sou formada em HOTELARIA! Curso que ainda é pouco reconhecido pelas empresas e raramente requisitado... Enfim, estou na luta pelo meu "lugar ao sol", como você! Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeei o nome do blog!

    Sempre me considerei uma trainee avessa (eu dizia: "Não fiz intercâmbio, mas tenho um blog! =D) e depois que fui aprovada ficou ainda mais nítido: metade da turma era de administradores, a outra metade de engenheiros e eu fazia parte do trio exótico de cariocas - 2 de comunicação e 1 de veterinária!

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário para o Trainee Avesso! Obrigado!